Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de abril de 2014

VOCÊ AMA O QUE FAZ?

Um dia desses uma colega de trabalho disse: Maristela por que você não escreve sobre onde está o amor na educação? Então resolvi escrever este texto.
Acredito que o amor está nos pequenos atos que fizemos, desde a vontade de chegar à escola e receber um bom dia dos colegas. De preparar nossa aula com vontade, de receber dos alunos um sorriso porque chegamos, de explicar duas ou três vezes sem perder o bom humor. Ou ouvir daquele aluno tímido dizer que gosta de você e que conseguiu fazer o trabalho.
Se eu for uma pessoa que vivo reclamando dos alunos, do salário que ganho, e fazendo dos intervalos momentos para lamentações, com certeza não amo o que faço. E acreditem existem muitas pessoas assim em todas as profissões.
Todos sabem que lidar com pessoas nunca foi fácil, imaginem lidar com adolescentes, às vezes os pais não conseguem entender seus filhos, mas o professor precisa entender a atender 30 adolescentes em 45 minutos. Ou 25 crianças de quatro a cinco anos, quatro dias da semana, porque um dia é reservado para suas horas atividades, onde ele prepara suas aulas e os materiais que vai usar na semana.
Quando em qualquer trabalho as pessoas trabalham com vontade, criam praticamente um vÍnculo familiar com os colegas, sentem prazer por aquilo que fazem logicamente a pessoa ama seu trabalho.
Já vi muita gente em outros trabalhos atenderem as pessoas de mau humor, sem vontade, muitas vezes sendo grosseira (o) nas respostas. E muitas vezes isso acontece com pessoas menos esclarecidas. Se você é chefe de uma empresa, dono de loja, de consultórios, de repartições públicas, pergunte-se porque de repente começou a perder seus clientes?Pessoas gostam de ser bem atendidas e se não o são comentam com os outros.
Se você não ama o que faz de chance para outras pessoas que estão aí cheias de vontade para trabalhar. Não faça de seu trabalho um martírio para sua vida. Você terá sempre dor de estômago dor de cabeça e outras doenças que surgirão ao longo do tempo e ninguém tem culpa se você não está bem ou cheio de dívidas.
Voltar ao trabalho depois de estar aposentada, não significa que vou dar minha aula de qualquer jeito para no final do mês receber um pouco mais, pelo contrário, tenho que mostrar meu trabalho, participar das atividades da escola, dar o melhor de mim com a mesma energia como se fosse o meu primeiro dia.
Como disse Augusto Cury: Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas mãos para cultivá-las.