Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de abril de 2014

IMPORTÂNCIA DO SEGUNDO PROFESSOR




Em muitas escolas municipais e em quase todas as turmas existe a figura do segundo professor. Este professor atende aqueles alunos que fazem parte da Inclusão escolar.
Imaginem vocês em uma turma com 25 alunos e outro que precisa o tempo todo de atenção e cuidados especiais. Com certeza foram anjos que caíram do céu para ajudar o professor titular da turma.
A função do segundo professor é adaptar os conteúdos de cada disciplina para que o aluno se sinta realmente incluído em sala de aula. Além disso, o segundo professor auxilia toda a turma quando necessário.
O que tenho ouvido de professores com os quais eu trabalho é que eles além de ensinar aprendem muito, pois todos os dias as disciplinas auxiliam muito na sua vida profissional.
Somente quem trabalha com alunos que foram incluídos por direito nas escolas regulares sabem da importância desse trabalho em conjunto.
É preciso dizer também que muitas turmas apresentam problemas de aprendizagem, na mesma turma eu posso ter alunos de diferentes níveis de aprendizagem. Além daqueles alunos que não estão nem ai e prejudicam a turma pelo seu mau comportamento. O professor hoje em dia precisa estar preparado para estas situações.
O segundo professor também faz seu planejamento diário e para que isso aconteça o professor titular precisa conversar sempre e discutir as estratégias a serem usadas.
 O segundo professor também tem o direito de cumprir as suas horas atividades, mas infelizmente em algumas escolas ainda estão com dificuldades de terem essas pessoas para cobrirem as horas atividades de outros professores.
Para ser segundo professor é preciso ter Pedagogia ou cursos de libras e outros, conforme as necessidades de cada aluno. Acredito que quando o professor é comprometido com a escola o trabalho dá certo.
O segundo professor é importante e tem o mesmo valor que o professor titular, inclusive recebe o mesmo salário se ambos forem ACTs.
Fazer a diferença na vida dos outros é conseguido em uma base do dia a dia em uma variedade de situações, e exige um alto nível de responsabilidade. Lembrando que o segundo professor não está na sala para fiscalizar o trabalho de ninguém, mas sim para somar.
Parabéns a todos os professores que desempenham o papel de segundo professor, vocês realmente são anjos. E por favor, não cortem as asas desses anjos. Como disse Augusto Cury: "Só me sinto digna de minhas asas, se eu as utilizar para fazer ou "outros"voarem!



2 comentários:

  1. Acho muito legal essa i´deia de dois professores e deveria ter em todas as escolas já.

    Sei que é chato ficar pedindo essas coisas e tals, mas é importante para mim. Estou participando de uma promoção, você poderia curtir a página e minha foto (estou com uma faxinha vermelha). https://www.facebook.com/#!/ProvattiFotografia
    Desde já obrigada.

    http://mylife-rapha.blogspot.com

    ResponderExcluir