Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

POESIAS INÉDITAS ENCANTAM EM FESTIVAL


         Sempre achei que ensinar Português através de poesias encanta mais os alunos e o interesse é maior. Tendo em vista que sou apaixonada por poetas brasileiros e portugueses.
            Este ano trabalhei nas escolas Elizabetha Pavan de Três de Outubro e Giuseppe Sette com 6º ano até 8ª série. Procurei trabalhar temas pertinentes com nossa realidade brasileira como: Violência, Corrupção, Preconceitos, Drogas, Inclusão e tantos outros. Os alunos foram divididos em grupos, cada grupo escolheu um tema e elaborou sua poesia. Depois de pronta cada um decorou uma parte.Nesse momento trabalhei oralidade, dicção,e expressão corporal.
             No segundo momento fizeram cartazes, pintaram a cara, criaram um cenário em sala de aula e fiz um vídeo de cada grupo. Depois todos assistiram mesmo os mais tímidos se destacaram.
            Outra forma foi fazer com que eles sentissem gosto em ler literatura brasileira como: Vidas Secas, Menino do Engenho, Senhora, A moreninha e outros livros que muitos alunos não gostam de ler. Tiveram que contar o livro escrevendo quadrinhas rimadas. Todos os alunos leram suas poesias e me senti orgulhosa deles.
            No dia cinco de novembro aconteceu o Festival da poesia no Giuseppe Sette, onde os alunos declamaram algumas poesias, sem deixar de lado a abertura do Festival, onde 23 alunos declamaram Navio Negreiro de Castro Alves, que emocionou a todos.
            Sabemos que em todas as escolas tem aquele aluno com mais dificuldade, mas em contra partida muitos se destacam e nos surpreendem. Com versos assim: Brincadeiras de girar. Colorido é o mar. Coração de adolescente. Só vive para amar. Ou: No meio de todas as cores.A minha está lá.Bem na última fila.Para ninguém espiar.
            Recentemente em Linha São Paulo num encontro de escolas, uma ex-aluna me surpreendeu a mim e a Secretária da Educação Samira El Haje Furlan,quando disse que ainda guarda todas as poesias que ela fez quando eu fui sua professora e que jamais esqueceu a minha maneira de ensinar, pois no momento certo eu sabia repreender os alunos e fazia poesias no quadro com eles do nada saia poesias maravilhosas.
            Por tudo isso vale a pena ser professora, nesse momento esquecemos que ganhamos pouco, mas vale a pena ser lembrados por todos que passaram por mim. Ainda sou chamada de professora pelos alunos que hoje já são mulheres e homens casados e hoje os filhos são meus alunos. Educar é um ato de amor, e o amor é exigente!