Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de junho de 2013

A EDUCAÇÃO ESTÁ DOENTE


          No Congresso de Educação promovido pela UnC, uma professora disse: “A educação pública não está abandonada! Está muito bem cuidada em seu estado de abandono”. Eu  já afirmo que a Educação está doente.
            Quando um membro da nossa família fica doente, logo procuramos um médico para diagnosticar e tratar da doença. Cuidamos com carinho, damos a medicação certa e somos muito atenciosos.
             O que estamos fazendo pela Educação? Nas escolas passamos a maior parte do tempo lidando com a indisciplina dos alunos e deixamos o lado pedagógico de lado. Não temos mais momentos para reuniões e discutir os problemas de aprendizagem dos alunos.
            Alguns professores estão com fobia de alunos, e muitas vezes o que ouvimos é desanimador. Professores, alunos e a própria Educação estão precisando urgentemente de autoestima.
            O que podemos perceber é que muitas famílias terceirizaram a escola.Com isso, a escola deixa de fazer seu papel e passa a ser assistencialista. Ou muitas vezes alguns pais não sabem o que fazer com os filhos.Acabam deixando de acompanhar e auxiliar os filhos nas atividades escolares.Ou seja,falta diálogo.
            Infelizmente é a nossa realidade,tentar dizer que tudo está bem é entrar no jogo e ficar  na janela vendo a banda passar.E apenas ficar se lamuriando também de nada adianta, pois é preciso fazer algo para sairmos desse estado doentio que nos encontramos.
            Mesmo não sendo remunerados da maneira como gostaríamos,dedicamos o nosso tempo planejando nossas aulas,muitas vezes usando da nossa criatividade para fazer com que os alunos se interessem mais e se sintam atraídos pela escola e pelas aulas. Mas o que podemos perceber é que cada vez mais o aluno está se desestimulando, com isso o professor acaba se frustrando e até entrando em estado depressivo.
            Nós professores queremos gastar nosso tempo ensinando aos alunos os conteúdos científicos que é obrigação de todo professor e direito de todo aluno recebê-los.
            Mas para que isso realmente aconteça está da hora de começar a medicar a Educação,se não fizermos isso com certeza além de doente vai ficar abandonada e só será lembrada nos palanques políticos em época de eleições.

             Claudemir Sales disse: “A verdadeira educação é aquela que nos possibilita sermos seres humanos, verdadeiramente humanos”.

terça-feira, 18 de junho de 2013

E AGORA BRASIL?


E agora Brasil?
O povo nas ruas
Dando um basta
Querendo direitos
Contra aumento de preços
Por mais segurança
Queremos saúde,educação
Hospitais caindo os pedaços
Gente morrendo na fila
E agora Brasil?
Brasil de estádios modernos
Brasil de corrupção
Brasil de bolsas famílias
Brasil assistencialista
E agora Brasil?
O povo cansou
O povo quer paz
O povo quer dignidade
Sem falsas promessas
Sem demagogias baratas
E agora Brasil?
Brasil de caras pintadas
Chegou a hora
Não queremos violência
Apenas o direito que é nosso
De protesto pacífico
Sem cassetetes
Sem armas de fogo
E agora Brasil?
Brasil você vai para onde?