Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de abril de 2013

PROFESSORES AINDA SÃO SONHADORES

          

           Todos os professores merecem ser reconhecidos e apreciados por seu trabalho em sala de aula. Ensinar não é uma escolha de carreira para o fraco ou o fracote. É um trabalho difícil, desafiador em muitos níveis diferentes, professores dedicados nunca deixam sua sala de aula para trás.
             Nós pensamos sobre as lições que precisamos ensinar o que cada criança pode precisar de ajuda extra, e como podemos ser mais eficazes. Preocupamo-nos em obter resultados positivos com todos os alunos, independente de sua maneira de aprender.
       Nós ensinamos e colocamos nossos sentimentos em cada aula, não só no conhecimento, mas no caráter.  Nós professores não escolhemos educar as crianças por causa do salário, se fosse isso com certeza não existiriam mais professores.
        Uma pessoa que pensa que dar aula vai ter um salário fácil está na profissão errada. Muitas vezes não ficamos somente na sala de aula. Nós temos que ser mediadores entre argumentos de estudantes e mágoas. Temos que ser conselheiros para estudantes de lares desfeitos e disfuncionais que vêm para a escola com fome, porque ninguém em casa está fazendo o papel de ser pai e mãe. 
       Temos que ser artistas, porque a geração de hoje pensa que tudo é divertido. Temos que ser um sargento, às vezes, porque essa é a única forma de alguns alunos fazerem seus trabalhos. Temos que ser o psicólogo que tenta transmitir autoestima positiva. Temos que ser caçadores de talentos que percebem os potenciais de cada criança e tentamos encontrar uma maneira de deixar aquele brilho no olhar de cada estudante. Temos que ser a enfermeira (a) que reconhece quando uma criança não está bem e precisa chamar a orientação, para comunicar os pais em casa e que ouvem de algumas mães que não podem buscar os filhos porque tem a casa para limpar.
           Artistas, músicos, atores, engenheiros, comunicadores, ginastas, nutricionistas, organizadores de eventos, e assim por diante. Os professores têm que colocar esses muitos papéis variados em um momento ou outro. Nós, professores, somos todas essas profissões e muito mais.
          Ainda têm pais  que culpam a escola e os professores por seu filho (a) tirar notas baixas justamente àqueles que têm comportamentos inadequados. Adicionado a isso é uma cadeia constante de documentos: relatórios de atendimento, planos de aula, relatórios de progresso, avaliação escolar, deveres escolares, reuniões de professores, boletins.
     Mas professores não desistem nunca, quem sabe um dia a educação seja valorizada como merece, então saberemos que nosso trabalho e luta não foi em vão. Vamos continuar a sonhar.