Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de abril de 2013

PROFESSOR APOSENTA E VOLTA


No dia primeiro de março comecei a fazer parte do grupo dos aposentados. Depois de 33 anos de serviços prestados à educação aposentei-me meio período, ou seja, 20 horas.
           
Ouço muita gente dizer: Não vejo a hora de me aposentar. Para mim não mudou nada ainda estou trabalhando até o final do ano com certeza mais 20 horas. Impossível para quem estava acostumada a trabalhar o dia todo ficar parada. E o salário depois de 33 anos e pós-graduada não é aquela maravilha.
           
Mário Sérgio Cortella em um Congresso da Educação em Concórdia foi quem disse essa frase: Professor aposenta e volta. Ainda em uma entrevista ele disse que: Só é um bom ensinante quem for um bom aprendente. Que o professor precisa ter necessidade de ter humildade pedagógica, ou seja, eu não sei tudo.
           
Muitas vezes ouvimos falar em época de escolhas de aulas: O que aquele professor aposentado está fazendo aqui?Vai tirar a vaga de alguém jovem. E todo o ano percebo que o número de professores diminui cada vez mais. Por tudo isso que professor aposenta e volta.
           
Acredito que quem tem realmente paixão pela Educação, como é o meu caso, ainda vou estar presente por muito tempo nas escolas. Minha sede de ensinar ainda é muito grande e sempre dou aula como se fosse o primeiro dia, com energia de qualquer professor iniciante ou talvez mais.
           
Diante dos meus alunos tento ser um exemplo, de que não sou a dona da verdade. Tento ser uma modificadora de pensamentos, atitudes, comportamentos. Ensino a pensar positivamente. Continuo sonhando com alunos comprometidos com aprendizagem, talvez eu seja utópica demais, mas eu me realizo como profissional da educação.
           
Sei que a cada dia aprendo mais com os alunos, pois uma aula só se torna notável quando existe compartilhamento de ideias e conhecimentos. Existe sim solução para a educação, em primeiro lugar é o comprometimento de todos: pais, alunos, professores, diretores e políticos que realmente pensem que a Educação é o principal alicerce de um país.
           
Professor perfeito jamais vai existir assim como nunca existirá aquele aluno perfeito. Dizem que sonho não tem idade, ainda sonho com professores sendo valorizados como merecem.
           
Nunca fui sombra de ninguém, eu não me importo com o que os outros pensam de mim, Se falo demais nas reuniões como já falaram, pelo menos nunca tive medo dos desafios. E quero continuar “incomodando” muita gente, no bom sentido.