Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

MAIS EMPENHO NOS ESTUDOS.

            

            As pequenas férias de julho terminaram, felizmente aconteceram na semana mais fria dos últimos anos, sendo assim, alunos não passaram frio nas salas sem aquecedores em algumas escolas e nem os professores.
            Hora de levar mais a sério os estudos, pois um semestre já passou duas notas até o final de agosto, falta mais uma. Para aqueles que já se comprometeram desde o início, com certeza vai ser um final de ano tranquilo e para os que pensam que podem recuperar as notas no final o empenho deve ser total.
            Eu tenho ensinado por mais de 34 anos, e confesso não ter visto tantas mudanças ao longo desses anos. Os adolescentes têm um monte de fatores hormonais acontecendo e emocionais e parecem que eles fazem as coisas para agora sem pensar no futuro.
            Para alguns o estudo não é prioridade, claro que o mundo continua a oferecer coisas mais atraentes como: celulares de última geração, computadores fantásticos e tantas outras coisas. As empresas perceberam isso,e a cada dia lançam mais coisas no mercado que favorecem os adolescentes.Isso sem ter em conta as consequências educacionais.
            A mudança que eu já vi e acho muito preocupante é a mudança de atitudes de certos pais ou adultos, que sentem que os alunos de hoje são inteligentes o suficiente para fazer escolhas por conta própria. Acho isso lamentável e está levando muito aluno a ser mais fraco e desagradável sobre seu desinteresse na aprendizagem.
            É triste ver estudantes nas ruas não olharem para frente, pois o foco dos olhares está para os celulares, andam com a cabeça baixa com isso perdem todo um mundo de novas possibilidades.
            Nós professores temos que priorizar o tempo de sala de aula, este tempo é sagrado, isto significa que os professores não deveriam gastá-lo lutando com questões disciplinares.
            Alguns pais culpam os professores pelo mau desempenho escolar de seus filhos, assim fica mais fácil se livrar do problema e a parte educacional que cabe aos pais é deixada de lado.
            Se realmente os pais quiserem ajudar seus filhos está mais do que na hora de parar de inventar desculpas para eles. São os pais que constroem o caráter ensinam as lições de vida.Pais tem que ser parceiros dos filhos na hora de ver as tarefas escolares e acima de tudo incentivar para ter um bom desempenho escolar.


6 comentários:

  1. oi Mari,

    verdade,
    me lembrei da época que os meus eram pequenos,
    chegava do trabalho e ia conferir as lições,fazer os trabalhos com eles,
    incentivar a manter a matéria sempre em dia,
    para ficar mais fácil nas provas,
    foi bem puxado,mas valeu a pena,sempre foram excelentes alunos e hoje já formados,só me dão alegrias...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Os pais deixaram a responsabilidade de lado, e colocaram na escola.
    Ou seja a escola tem que ensinar, educar e promover o cidadão.
    Percebo nas reuniões de pais, que muitos nem aparecem. Muitos nem olham as agendas e cadernos para checarem se tem lição.
    Com isso os filhos, mentem, enrolam.
    Sabemos que para tudo dar certo, precisamos desta integração família e escola.

    bjokas e tenha um lindo dia =)

    ResponderExcluir
  3. Com muitas saudades depois de uma pequena ausência
    estou voltando para agradecer seu carinho comigo
    eu entendo ,que a amizade é eterna quando somos amigos de verdade.
    Nessa ausência pude compriender o quanto
    sua presença enche minha vida de esperança.
    Esta sendo difícil passar por mais essa fase
    da minha vida.
    De sorte a minha fé é inabalavel por maior ,
    que seja minha luta procuro ser cada dia mais forte.
    Eu ainda não sei de onde vem minha força,
    mais acredito , que vem do Alto Dos Céus.
    Onde as estrelas e os anjos me cobre de paz e de luz
    restaurando assim minha vida.
    Com muito carinho deixei um premio na postagem
    caso gostar leve por favor.
    Deus abençoe seu final de semana.
    com carinho e minha amizade pra sempre.
    Beijos no coração e na sua alma.
    Evanir.


    ResponderExcluir
  4. [E preciso que se retome alguns valores que estão perdido. É necessário a presença da família e da escola, uma do lado da outra... Confesso que está difícil educar diante de tantas tecnologias mal utilizadas e das responsabilidades perdidas...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    As novas tecnologias são muito úteis, mas devem ser usadas com moderação e cada coisa no seu lugar e na idade certa.
    Aqui os alunos do 1º ciclo deixaram de saber fazer contas, pois usam a máquina de calcular...
    Agora parece que já estão a voltar atrás...mas muito mal está feito a uma grande parte da juventude...
    Quanto aos pais, esses demitiram-se da sua função de primeiros e principais educadores...os filhos exigem e os pais obedecem! Está tudo ao contrário...ou sou eu que estou errada?!
    Um abraço amigo.
    M. Emília

    ResponderExcluir
  6. Tantos valores esquecidos... porém, não os tenho por perdidos. Ainda acredido que dia mais, que dia menos eles estarão presente nas vidas destes pais. Pois o avanço da tecnologia não educa e não prepara ninguém para a vida. A humanidade sempre vai precisar de livros e mestres para lhes direcionar em suas escolhas. Belo texto!!
    Grande beijo!!

    ResponderExcluir