Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de maio de 2012

EDUCAR É IMPOR LIMITES




       Quando falamos em educação logo pensamos nas escolas, mas hoje quero falar da educação em geral. O que todo mundo já sabe de cor é que a verdadeira educação vem de casa. Aquela que aprendemos com nossos pais, quando nos ensinaram que é preciso respeitar para ser respeitado ,seja em qualquer situação.
        Infelizmente não é assim nos dias de hoje. O que vemos é uma grande falta de educação e respeito tanto com adultos, adolescentes e crianças. Será que os valores familiares foram se perdendo ao longo do caminho? Muita família desestruturada falta de diálogo, de tempo, falta de respeito. Será que o sistema fez com que as pessoas se distanciassem umas das outras? Ou os sentimentos são outros?
           É triste quando uma mãe chega dizendo na escola, que não sabe mais o que fazer com seus filhos. Saem à hora que querem com quem querem e não querem saber de conselhos e ainda chamam os pais de “quadrados”. E o mais triste, o enfrentamento perante o professor, o desacato a falta de respeito.
        Lembro-me bem do respeito que existia entre professores e alunos, as palavras mágicas estavam sempre na ponta da língua. Quando íamos dormir, pedíamos a benção para nossos pais. Quando aprontava levava uma surra e um grande sermão.
        Hoje agradeço a cada tapa que ganhei a cada castigo, pois aprendi que o respeito e educação são os alicerces da nossa personalidade.
          Hoje se um pai dá uma palmada no filho é chamado o Conselho Tutelar, ou os próprios filhos ligam denunciando e ainda dizem que a mãe obriga a lavar a louça ou limpar a casa. Os filhos precisam ter limites desde cedo.
        Assim somos nós, nossas atitudes perante os colegas de trabalho, o tratamento que damos aos amigos, a maneira como lidamos no nosso cotidiano com todas as pessoas em geral.
         A falta de educação gera muitos conflitos,inclusive pode mudar decisões dos grandes lideres, pode mudar a nossa vida, porque todos querem ser respeitados independente do trabalho que exerce.
          Edmondo Amicis disse: “A educação de um povo pode ser julgada, antes de qualquer coisa, pelo comportamento que ele mostra na rua. Onde encontrares falta de educação nas ruas, encontrarás o mesmo nas casas”.

Maristela Guedes