Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de julho de 2012

MELHOR FALAR OU SE OMITIR?


         
       Todas as escolas têm no seu Projeto Político Pedagógico uma parte onde diz que: ”A escola deve ensinar o aluno a ser cidadão - critico reflexivo e dinâmico, capacitado intelectualmente, podendo vir a atuar e transformar efetivamente a sociedade. Com direitos a adquirir conhecimentos científicos.
      Quanto aos professores devem assumir a postura de intelectuais transformadores, capazes de criticar e transformar a sociedade. E com o dever de ensinar e muito bem ensinado os conteúdos propostos que constam no Projeto Político Pedagógico da escola.
       Se nós professores precisamos ter uma leitura de mundo, conhecimentos básicos de um pouco de tudo, capacidade de argumentar e criticar, como nos calar perante determinadas situações do cotidiano?
         Às  vezes ficamos na dúvida se defendemos nossas ideias até que alguém prove o contrário ou simplesmente nos calamos. Algumas pessoas conseguem dizer o que pensam, mas a maioria das vezes é criticada, talvez essas pessoas dizem o que a maioria gostaria de dizer e por isso são as mais visadas.
     Como nos calar diante de tantas coisas acontecendo em nosso país? Muitas vezes o calar é aceitar e com essa aceitação alguns ficam com medo de trocar opiniões com os colegas de trabalho, expor suas ideias numa reunião. O Pânico costuma ser mais incapacitante ainda. Profissionais podem até interromper sua carreira por causa do problema.
       Se fizermos uma pesquisa sobre os atestados médicos dos professores, a grande maioria está com essa Fobia Social, que causa depressão e outras doenças. Muitas vezes o calar dá gastrite,a pessoa se isola,apenas concorda com tudo.
     Ruth Rocha diz: “A concordar, a ceder, a não causar confusão, a ser vaca de presépio, que não sabe dizer não”! É isso que políticos corruptos querem ter uma população de vacas de presépio, pois estas geram votos sem contestar. E aqueles que falam pelas costas? Estes são pobres de conhecimentos, apenas uma inveja danada daqueles que sabem defender suas ideias.
    Sou da opinião que quando uma pessoa fala é preciso ter argumentos para defender sua fala, os que ouvem precisam ter conhecimento do assunto para poder argumentar, caso contrário é melhor calar do que criticar.

Maristela Guedes












20 comentários:

  1. Adorei o artigo e sinceramente penso da mesma maneira! Bjs

    ResponderExcluir
  2. oi minha amiga,

    pessoas inteligentes sabem argumentar,
    e principalmente se calar...
    por isso concordo plenamente!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Lindo e verdadeiro!beijos,ótimo dia!chica

    ResponderExcluir
  4. Uma bela e importante mesnagem.Parabéns.
    Se puder leia minha entrevista no Poetas de Marte

    http://poetasdemarte.blogspot.com.br/search/label/Arnoldo%20Pimentel

    ResponderExcluir
  5. Somos exortados biblicamente a usar palavras temperadas com sal, regadas de brandura; saber ouvir e refletir faz parte das pessoas que tem bom senso e promovem a paz intima.
    Excelente postagem,
    Deixo para este dia de luz um grande abraço fraternal.
    Nicinha

    ResponderExcluir
  6. Há que se escolher o melhor momento, há que se escolher as palavras certas, há que se escolher o forum adequado. Feito isso, HÁ QUE SE BOTAR A BOCA NO TROMBONE, sem medo.
    Abraços, Mari.

    ResponderExcluir
  7. Cidadãos politizados e assumidos deveriam assim proceder. Privilegiar-se fóruns politicamente corretos em palanques eleitoreiros ou em mídias pagas, não condiz com o que vemos na sociedade que se projeta no dia a dia do trabalho, do trânsito, da saúde, da educação e quando lê notícias ou vê pela TV... desanima-se diante de tamanha corrupção! Calar é consentir! E, consentir com o que temos hoje, é humanamente impossível! PIB crescente, enquanto o IDH decadente!
    [] Célia.

    ResponderExcluir
  8. Mari,
    vivi esta realidade inúmeras vezes em meu tempo na ativa que não se vai tão longe assim, cinco anos atrás.E,confirmo tuas positivas colocações acerca destas incoerências do esperado no desempenho e postura dos professores e no realmente aceito para tal...e as doenças só aumentam entre a classe.
    Òtimo enfoque.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  9. OI MINHA flor depois de muito tempo sem passar por aqui ,amei seu texto , perdoe meu portunhol ,adoro seu cantinho...
    beijoss de fresias e lavandas*****************

    ResponderExcluir
  10. muitas vezes penso que não devia dizer certas coisas, mas quando dou por mim já acabei por dizê-las

    tantas guerras...

    beijinho

    ResponderExcluir
  11. Olá, bom dia!
    Venho trazer meu abraço e lhe desejar um ótimo final de semana; repleto de paz e harmonia!
    Até mais ver...

    ResponderExcluir
  12. Olá, Mari,

    O diálogo é a resposta. Mas nem sempre as pessoas estão dispostas ou prontas para dialogar. Usam de escudos e espinhos de interesses pessoais, fantasmas interiores, e vão criando caminhos secundários desviando-se do caminho certo. Penso que quando nos preocupamos mais com aliviar a dor do outro, conseguimos abrir mais espaço e permitir sensibilidade para o diálogo se instalar nas nossas relações do dia-a-dia.
    Um abraço, bom final de semana!

    Jacqueline

    ResponderExcluir
  13. O Amor foi criado para compartilhar. Agradecemos sua visita ao nosso blog, e por compartilhar sua gentileza conosco!
    Um abração
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  14. Caro amigo(a) venho hoje aqui em seu brilhante site mostra esta otima feramenta que lhe proporcionara muitas visitas para seu site grates, esperimente e cadraste-se você poderar gostar. É total mente grates, Você não precisa baixar nada todos podem participar é só se cadrastar e divulgar a sim como eu estol, criando uma boa lista de visitas para seu site, deis de já fico grato e ao sucesso.

    Portal Paulista online.
    Link de acesso é so copiar e colar na barra de endereços:
    http://www.1milhaodevisitas.com/?aff=23509

    ResponderExcluir
  15. Olá, Maristela

    Eu não consigo ficar calado diante dos desmandos dos politicos, uso meu blog para gritar o mais alto que puder. Muito bom o seu texto.

    Um abraço, paz e bem

    ResponderExcluir
  16. O escritor tem para com todos uma missão social: dar voz aos calados. Crônicas como essa é que fazem o povo refletir e pensar e, quem sabe, tomar uma atitude.

    Excelente semana para você,
    fica com Deus!

    Ah... E não se esqueça do meu caderno/blog:
    http://andrefoltran.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Sem sonhos, a vida não tem brilho.
    Sem metas, os sonhos não têm alicerces.
    Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por omitir!
    (Augusto Cury)

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  18. Mas o política de educação do governo federal repassada para estados e municípios de algum modo é a que mais prejudica, tanto alunos quanto professores. Os professores se vêem acuados pela falta de segurança e de autonomia diante das apatia do legislativo. Não há formação de atletas neste país dentro das escolas nem fora delas. O material didático é pobre. Os alunos não tem atividades extra-sala, menos ainda, educação familiar e, protegidos por um estatuto que deixa muito a desejar, por falta de ocupação passam a se envolver com a criminalidade e uso de drogas. Entretanto, ninguém até agora mobilizou a sociedade ou se mobilizou em mudar esse quadro. Toda essa situação parece interessar muito a pequenos grupos políticos, do que tiram proveito político e comercial. Meu Deus, onde é que vamos chegar com tanta falta de interesse com a vida humana?

    ResponderExcluir