Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de julho de 2011

SE IMPORTE COM VOCÊ


Nossa mania de reparar os outro
Torna-nos mais amargos
Cada um tem seu pensamento
Sua liberdade de expressão
Então pra que bater boca
E arrumar confusão?
Intrigas de nada adiantam
O importante é ser você
Afinal o que vale é acreditar
Se tudo foi planejado
Com certeza vai dar certo
Não é por opinião de alguns
Que vamos desanimar
Seja sempre você
Basta acreditar
O que os outros pensam
Deixe pra lá.
O que devemos fazer
É amar nossa cidade
E tudo que vier de bom
Devemos aceitar.
Com certeza nossa cidade
Em muito vai melhorar.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

SÓ RECLAMAMOS QUANDO DÓI

             
               Eu poderia começar este texto, escrevendo sobre as inúmeras historinhas que ouvi de palestrantes renomados durante estes meus trinta anos de educadora. Mas resolvi escrever uma frase de: Daniel Thomaz “Vivemos numa sociedade hipócrita, que só pensa em resolver algum problema, quando este lhe incomoda de perto.” 
               Por que será que a greve dos professores estaduais tornou-se uma ladainha? A resposta é muito simples. Porque se a sociedade como um todo, tivesse se manifestado desde o primeiro dia de greve, dando apoio aos professores, este já teria sido um assunto do passado.
              Reclamaram que os filhos estavam sem aula, mas o que fizeram? O que ficou bem claro para todos, é que o professor tem que se contentar com o que ganha e ficar de boca fechada sem reclamar.
                 Por que toda sociedade se mobiliza e reclamam da umidade e o som do Centro de Eventos e os problemas logo são resolvidos? Por que reclamamos de contas indevidas e logo os interessados entram em um acordo? Por que reclamam que não têm creches suficientes e logo anunciam que serão criadas mais? Por que se a rua não tem asfalto, a comunidade se reúne para pedir e ganham? Por que quando o interesse é político as coisas se resolvem rapidamente?
               Pensem nisso: se nossa sociedade não tiver consciência sobre o real valor da educação, e perceber o quanto a escola é importante, juntamente com a figura do professor, não sei o que será do nosso futuro. Sabemos que a maioria dos jovens não terá a oportunidade de ter um profissional da educação para orientá-lo, este profissional que não escolheu essa profissão por acaso, mas sim porque realmente se preparou para ser professor.
               É preciso exigir especialmente dos políticos em época eleitoral - que "ao falar enchem a boca" nos palanques, que a Educação é prioridade, que tenham, pelo menos, o bom senso de demonstrar algum plano real. Isso com certeza iriam valorizar em muito nossa profissão.
              E pensar que todos os que estão lendo agora este texto frequentaram os bancos escolares, e foi através de um professor que aprenderam a ler. Foi através de um professor que se tornaram o que são hoje.