Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de outubro de 2010

O QUE É SER PROFESSOR HOJE?


           Tenho lido muito as mensagens que falam sobre a figura do professor, e muitas vezes penso que todos nos veem como uma figura mágica, capaz de resolver todos os problemas. Nossa realidade é bem diferente, acordamos cedo todos os dias, pegamos ônibus para chegar até a escola, muitas vezes mais do que um. Muitos de nós almoçamos nas escolas, somos as bóias - frias dos tempos atuais, porque não dá tempo para almoçar em casa.
          Nossa vida é corrida, mas somos normais como qualquer um. Trabalhamos com pessoas, algumas estressadas outras desinteressadas. Alunos com vários níveis dentro de uma sala de aula, alguns muito competentes e uns não sabem nem o porquê estão na escola e poucos estão interessados em estudar.
         Todos os anos fizemos projetos diferentes, batalhamos para uma educação melhor e temos o dia 15 como o dia do professor. Assim como: criança, pais, mães, e tantas profissões têm seu dia. Todas as pessoas independentes de onde trabalham deviam ser lembradas todos os dias (meio utópico da minha parte), mas afinal vamos continuar trabalhando as datas comemorativas, pois há quem diga que é muito importante.
         Pelo que ouvimos dos políticos a educação vai melhorar, o profissional vai ser mais valorizado. Interessante há 30 anos se ouve os mesmos discursos, mas quem sabe agora isso vai ser executado, jamais perderei a esperança. Não falo só em termos de salários, mas na valorização da figura do professor.
          Fico triste quando alguém diz "se não está satisfeita, peça demissão", isso é o mesmo que dizer que as pessoas não devem lutar pelos seus direitos e se acorvadar diante dos desmandos de alguns. Não só a educação, mas todos têm que lutar e cobrar melhorias nos setores que prestam serviços à sociedade.
          Não temos o que comemorar, mas, devemos pensar, enquanto professores, que preparamos para a vida e que professores marcam, para toda a vida. Para muitos governantes a educação representa apenas números de matrículas. Devemos tomar cuidado, pois é a nossa integridade que serve de fundamento à construção da identidade cidadã de nossos alunos.



GUSTAVO


Gustavo você veio ao mundo
Para alegrar nossos corações.
Hoje seu dia e todos os outros dias.
Porque você é nosso anjinho.
Nossa luz, nossa esperança.
Que Deus te proteja sempre
Em todos os momentos da sua vida.
Amamos você de montão.
Sinto orgulho de ser sua vovó.
Menino lindo.
Você foi e sempre será nosso presente.
Hoje é um dia especial.
Dia da Nossa Senhora Aparecida.
Com certeza ela sempre protegerá você.
Você é algo assim
É tudo pra mim
É mais que eu sonhava.
Sou feliz
Agora tenho você.