Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de maio de 2010

O QUE É CULTURA?

              
                 Um dia desses ouvi essa fala –“Eles não têm cultura para responder”. Isso fez com que eu refletisse e percebesse que muitas pessoas não têm o conhecimento do sentido real da palavra.
                Cultura é tudo o que o homem faz para poder sobreviver e se relacionar com o mundo exterior. Sendo assim, cultura é a maneira de falar (língua), a maneira de vestir, de morar, de comer, de trabalhar, de rezar, de se comunicar, etc. Com essa cultura o homem cria uma maneira de defesa. E quando essa cultura é destruída, o povo fica desprotegido e facilmente pode ser dominado e destruído. Por isso que se diz que cultura é a alma de um povo. Povo sem cultura é povo sem alma.
               Quando nós assistimos às novelas ou vemos um filme, não é apenas um roteiro que assistimos. Existe todo um conjunto cultural: um tipo de moradia, de decoração, uma maneira de comer e se vestir. Ou seja, uma maneira diferente de se viver. Claro que é um padrão cultural diferente, e é isso que leva a mudança das culturas. Na TV, a maioria dos programas é feitos fora do Brasil, ou, se é novela, num ambiente cultural totalmente diferente do ambiente onde vive a maioria da população. Se nós dermos atenção aos “costumes”, ou “a moda”, se percebe que nossa cultura está mudando e está sendo mudada, e está sendo totalmente descaracterizada. Sem querer nossa cultura está sendo minada, transformada, destruída.
              Um povo que não possui uma cultura própria, que não defende sua cultura é um povo que está sendo dominado e escravizado, se é que já não o é! É por isso que temos a necessidade de nos conhecer, de encontrar nossas raízes, descobrir a nossa tão falada “identidade cultural”. E não vejo instrumento melhor para nos levar a isso do que a prática da cultura popular. Incentivar e fortificar essa prática também são motivar as pessoas e despertar nelas um sentido para viver. Talvez seja esse o motivo da negligência governamental diante das questões culturais em nosso país. Quanto menos cultura existir, mais alienação e vulnerabilidade haverá. É isso, a relação é bem simples.
              Respeitar as diferenças é um dos princípios básicos da democracia. Cada povo, cada cultura tem identidade própria, peculiaridades que resistem à globalização da economia e da comunicação. A construção de uma sociedade mais justa e feliz ocorre no cotidiano das pessoas com a prática de atitudes positivas em todas as relações humanas, sejam elas familiares profissionais ou comunitárias.
Não há nada de errado em conhecer ou gostar de outras culturas, porém, devemos privilegiar a nossa própria, aquela que faz parte de nossa história, nossa origem, aquela que nos concebeu como um povo. É esta que deve ser preservada e valorizada.
               Por outro lado, olho em volta e vejo um país que não dá a mínima para sua própria cultura, e que faz questão de matar todos os dias o que ainda resta dela. E vejo isso quando ligo a televisão e me deparo com os reality show´s da vida que colocam a cultura como sendo lixo, uma “fábrica de ídolos”, como se um artista, um músico pudesse ser fabricado na frente das câmeras. E o pior é que eles fabricam, e depois, vendem aos montes os produtos destes ídolos à massa popular que me parece hipnotizada com tanto lixo cultural.
“Nossa deformação cultural nos faz pensar que cabe a um segmento da sociedade levar cultura a outro”. Nós temos que buscar a cultura no povo, dando condições para que ela brote. (Fernanda Montenegro).

terça-feira, 25 de maio de 2010

HOJE 50 ANOS


Muitas vezes perguntei-me  como seria  completar 50 anos.
Hoje  eu sei que é um dia comum.
Muita  coisa mudou ao longo desses 50 anos.
Minhas ideias, minhas opiniões.
Mas meu caráter  e personalidade continuam igual.
O amor pelo trabalho continua o mesmo.
A alegria de estar viva mais ainda.
Deus me deu  tudo.
Uma família maravilhosa.
Amigos sinceros.
Uma filha linda.
Um  neto que virá ao mundo por esses dias.
Um trabalho que amo.
Que mais hei de querer?
Apenas viver mais 50 anos.
Com energia
E muita vontade de  aprender mais.

domingo, 23 de maio de 2010

QUALQUER LUGAR...


Vou aceitar as coisas
Também aceitarei meu medo.
Eu sei que os perigos existem.
Tanto para a vida como para a morte
Todos os piores dos melhores momentos.
Aproveito as lágrimas e as dúvidas
Tudo, mas a indiferença.
Qualquer momento, mas não morrer
E os dias são os mesmos
Insípido e incolor.
A respiração de um sussurro
Aprendi as frases frias.
Eu aprendi as palavras quentes.
São pedaços de aventura ao longo do tempo.
Muitas coisas a desejar ainda.
Porta aberta que olha para toda a loucura.
Eu tomo todos os bilhetes para todas as viagens
Vou a qualquer lugar, tentar mudar a paisagem.
Esquecendo essas horas ausentes
E a cor do momento.
Todas as almas que se encontram
E sorrindo enquanto você chora.