Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de abril de 2010

ORATÓRIA


          É impossível descartar a possibilidade de se trabalhar a oratória na escola, já que nos comunicamos com eloquência através da fala desde os primeiros anos de vida. A Oratória é uma necessidade de todos para apresentação de monografia, projeto final, dissertação, tese, palestras, entrevistas e diversas situações do cotidiano.
         Este ano as pesquisas começaram no final de fevereiro, e jamais pensaria a mais de 10 anos atrás que eu fosse corrigir textos via e-mail.
         O “bacana” disso tudo é que os alunos que não têm internet são auxiliados pelos demais. A família está se envolvendo, pois dão opiniões, discutem os temas em casa. Estão participando alunos de 7ª e 8ª séries, estes fazem as pesquisas e constroem seus textos, mesmo aqueles que não entram para o festival.
         É importante fazer a correção dos textos junto com o aluno, pois ele percebe o que precisa ser arrumado. O trabalho começou no mês de março, e até novembro que é o mês do festival o texto é refeito inúmeras vezes.
         Os temas das oratórias são variados, além disso, os alunos estarão mostrando o que os jovens são capazes de fazer, quando a família incentiva e uma escola que valoriza o trabalho feito pelos alunos e professores. Muitas vezes é necessário pedir ajuda para os colegas, dividir as angústias, pois é importante que todo o trabalho seja feito através do diálogo e troca de ideias.
         O professor também precisa ler muito e precisa gostar de ler, pois só assim consegue acompanhar o trabalho dos alunos. Debater o que ocorre na mídia, muitas vezes mostrar que existem inúmeras possibilidades para escrever um bom texto.
         Quanto aos aspectos formais, à dissertação para a oratória dispensa o uso abusivo de figuras de linguagem, bem como do valor conotativo das palavras. Por suas características, o texto dissertativo requer uma linguagem mais sóbria, denotativa, sem rodeios (afinal, convence-se o ouvinte com a força dos argumentos, não pelo cansaço); então é preferível o uso da terceira pessoa.
         A palavra é um instrumento organizador do ser humano, que não é inibido por natureza. A timidez é produto da educação. A descoberta de si mesmo e o desenvolvimento do poder pessoal abrem caminhos internos e externos, e trazem a coragem de se expor e vencer obstáculos.
         Em todas as escolas são feitos excelentes projetos, mas geralmente só fica dentro da comunidade escolar. Os meios de comunicação nos dão várias alternativas de mostrar nossos trabalhos, mas muitos por falta de empenho, às vezes não usam dessas oportunidades. Cito aqui; Os jornais da nossa cidade, o programa “Rádio Escola”. E também os espaços como Casa da Cultura a Praça e outros.
          Vivemos no mundo da comunicação, onde estar preparado para lidar com o público diante de qualquer plateia sem embaraços é essencial. Falar bem em público é importante mesmo quando não lidamos com ele, até mesmo porque ninguém sabe quando algum “Big Brother Brasil” vai nos chamar e nos obrigar a falar e nos expor a uma saia justa.

FALO DEMAIS


Coisas estranhas acontecem.
Pela minha maneira de ser.
Falo demais.
Penso demais.
Às vezes magôo demais.
As palavras saem soltas.
Não faço rodeios.
Argumentos não faltam
Sou assim.
Direta.
Mas infelizmente muito não entendem.
Então me fecho no meu mundo.
Fico sozinha.
Questionando-me.
Mas não corro atrás.
Sou o que sou.
Cara limpa mente aberta.
Aceito criticas, mas com argumentos válidos.
Ainda bem que não somos iguais.
O mundo não teria graça.
A vida ficaria sem sentido.
Gosto de mim
Desse jeito.

quarta-feira, 31 de março de 2010

        POIS È, ESTOU PASMA COM O RESULTADO DESSE BBB, NÃO PELO PROGRAMA, QUE NO FUNDO SÓ QUEM SAIU GANHANDO FOI A GLOBO. MAS PRINCIPALMENTE PELOS VALORES QUE O RESULTADO REPRESENTA. COMO JÁ DIZIA O SAUDOSO NELSON RODRIGUES " TODA A HUMANIDADE É BURRA" E VOU MAIS ALÉM, O QUE ACONTECEU COM OS VALORES DESSE PAÍS; UM ARROGANTE,        PREPOTENTE,XULO,PRECONCEITUOSO,SEM NIVEL, E UM SEM NOÇÃO, SINCERAMENTE NÃO COMPREENDO OU ALGUÉM VAI ENTENDER. MAS UM POVO QUE VOTA NUM DOURADO, UM DESQUALIFICADO COMO MUITOS QUE CONHEÇO, ISSO NÃO FOI NADA, FOI ROTINA, SE IDENTIFICAM INFELIZMENTE. QUE DECEPÇÃO E TRISTEZA COM O MEU PAÍS.