Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

SAUDADES DA MINHA INFÃNCIA


        
Sinto saudades das brincadeiras, das cantigas de roda, dos amigos que brincavam comigo.
Tudo era inocente e não havia maldade eu brincava nas ruas com as outras crianças de pega-pega, esconde-esconde, pipa e outras brincadeiras saudáveis. Do que a criança brinca hoje?Será que brinca?As que têm internet passam o dia na frente jogando e batendo papo no MSN ou na frente da TV. Educar ficou mais difícil para os pais, a necessidade econômica obriga os pais a trabalharem fora e com isso diminui o tempo para com os filhos. Professores têm que ser criativos e inovadores para acompanhar o ritmo da criança.
       No passado era comum os filhos ajudarem os pais com as tarefas domésticas ou mesmo aqueles que moravam no interior ajudavam no campo.
       Hoje se fazem é tudo a contragosto e na base do protesto ou de forma insignificante. Sei que pais perfeitos não existem e nem filhos perfeitos. A escola tem proporcionado inúmeras oficinas como: dança, artesanatos, judô, futsal, xadrez e muitas outras, mas o que se vê é um número pequeno que freqüentam e os demais onde ficam no período que não estão na escola, enquanto os pais trabalham?
        Quando se fala nas campanhas políticas que as prioridades são educação e saúde não é o que vemos durante os anos seguintes em relação ao Brasil ou ao resto do mundo.
        As crianças hoje em dia estão cada vez menos crianças, meninas de 12 anos já são mães ou se prostituem por não terem outra opção. Nessa idade já usam batom, salto alto, pintam cabelo e fico a imaginar qual o futuro delas e o que elas passarão para seus filhos?
         Nosso país é rico tão rico que a COPA de 2014 será realizada aqui, e agora as Olimpíadas de 2016, estas notícias causaram indignação em várias pessoas inclusive a mim. Agora com certeza sabemos aonde vai o dinheiro para nossa saúde e educação. Provavelmente na época dos jogos não haverá mais crianças nas ruas, pobreza, aumento de preços, violência nas grandes cidades, buracos nas pistas, enchentes no SUL, cidades arrasadas por vendavais. Tudo será perfeito e maravilhoso.
         Com isso não dá para imaginar um futuro melhor sem nossas crianças sendo, ignoradas, violentadas, maltratadas. Podemos sim mudar este triste quadro e não ficarmos apenas assistindo, afinal somos responsáveis por nossas crianças e o dia delas não é somente dia 12 de outubro, mas todos os dias.
"Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram." (Nelson Mandela)